CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

segunda-feira, 22 de março de 2010

A Guerra e a Moda



Em 1940, a Segunda Guerra Mundial já havia começado na Europa. A cidade de Paris, ocupada pelo alemães em junho do mesmo ano, já não contava com todos os grandes nomes da alta-costura e sua maisons.
A Alemanha ainda tentou destruir a indústria francesa de costura, levando as maisons parisienses para Berlin e Viena sem êxito.
O estilista francês Lucien Lelong, teve importante papel ao preparar um relatório defendendo a permanência das maisons no país.
Regras de racionamento foram impostas pelo governo, que limitava a quantidade de tecido que se podia comprar e utilizar na fabricação das roupas, a moda sobreviveu a guerra.
A silhueta do final dos anos 30, em estilo militar, perdurou até o final dos conflitos. A mulher francesa era magra e suas roupas e sapatos ficaram mais pesados e sérios.







Materiais alternativos surgiram como viscose, o raion e fibras sintéticas.










Na Grã-Bretanha o "Fashion Group of Great Britain" comandado por Molyneux criou em 32 peças de vestuário para serem produzidas em massa. A ideia era criar peças atraentes, apesar das restrições.
As jaquetas e abrigos tinham ombros acolchoados e angulosos com cinturões. Os tecidos eram pesados e resistentes como "tweed" muito usado na época.
Alguns fabricantes de maquiagem apenas carregavam as embalagens de batom, já que o metal estava sendo utilizado na indústria bélica.
A venda de roupas através de catálogos e por correspondência eram entregues em 24h pelos fabricantes.
Com a falta de materiais e conflitos envolvendo vários países foram desenvolvidos novos móveis, potes flexíveis de polietileno conhecidos por tupperware.

Entrando agora no aspecto religioso e literário temos de 1900 a 1938 o romancista americano que marcou época durante 38 anos e o dramatúrgico alemão Bertolt Bretch que atuou de 1898 a 1956 marcando esta época.

Na ciência temos a descoberta da penicilina em 1943 e na tecnologia o computador em 1944.

0 comentários: